Do GG ao pp

domingo, 14 de junho de 2009

Aproveitamento de materiais deu origem ao refúgio na serra


Paz na serra: cercado de verde e irrigado pela água que brota da montanha, este refúgio em São Francisco Xavier, no interior paulista, transformou-se num templo do bem-estar com spa, sauna e sala de massagem.

De porta a porta são mais de 400 km. Mas o terreno a 1 540 m de altura na pequena São Francisco Xavier conquistou o casal que buscava um recanto para construir sua ilha de sossego. A construção existente no lote foi o ponto de partida para o projeto do arquiteto Jorge Rappoport, argentino que há 15 anos divide seu tempo entre São Paulo e São Francisco Xavier. “Aproveitamos parte da estrutura, incluindo os brises, mas refizemos o telhado e ampliamos a área da casa principal”, explica. Outra forma de reaproveitamento foi utilizar pedras brutas encontradas nos arredores para erguer novas paredes e muros de arrimo. “Como se trata de uma área de proteção ambiental, pedimos permissão ao Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais para extrair as rochas. E, como estamos falando em respeito à natureza, preparamos um roteiro de 6 lojas com produtos sustentáveis e uma lista de 100 materiais de construção e decoração de bem com o verde.
Revestido externamente de itaúba (Zanchet Madeiras) e por dentro de laminado, o bloco está visível na foto, que mostra a casa principal. Apesar de janelas basculantes garantirem boa ventilação, os donos não abriram mão da coifa. Armários planejados da Florense.
Estruturada com itaúba, a pérgula ganhou cobertura de policarbonato. Internamente, varas de bambu fazem o acabamento das placas. A bancada de apoio, com 85 cm de altura, emprega granito flameado. Luminária da Bertolucci.
No spa, a face voltada para a casa principal é a única feita de alvenaria. As demais exibem painéis envidraçados (Esquadrias Ithalianas). Na cobertura, telhas de fibra vegetal, da Onduline.
Para a montagem das instalações da sauna, o arquiteto contou com a assistência técnica do fornecedor do equipamento (Tylö). Os painéis de vidro duplo emolduram a vista para a mata.
Espreguiçadeiras convidam ao descanso no ambiente batizado de relax e separado da sala de ginástica por um armário de dupla face com 1,30 m de profundidade.
Pedra bruta recolhida do terreno deu origem a muros de arrimo e a algumas paredes internas no pavilhão de lazer – tudo confeccionado pelo artesão Walerson Lopes Pereira. Ao fundo, em frente ao espelho, fonte esculpida num bloco de mármore.
Com 2,10 x 2,10 m, o spa foi construído como uma piscina. No berço de alvenaria, moldaram-se os assentos dentro d’água. Equipamentos de hidromassagem fornecidos pela Versati. Pastilhas da Vidro Real
O deck e o pavilhão de lazer desfrutam da vista mais aberta do terreno, ao sul. Na ponta oposta, há um bloco com duas suítes para hóspedes, uma cozinha e uma sala. Repare no caminho da discreta tubulação, disfarçada com pedras, que conduz a água da nascente através do espelho-d’água.