Do GG ao pp

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Biscoitinhos Caseiros - Receita

É comum preparar biscoitos e presentear pessoas em datas especiais ou servir um chá com estilo em uma tarde na sua casa. Eu adoro fazer biscoitos e decora-los, além de serem deliciosos é uma terapia calmante trabalhar com as mãos em algo tão delicado!
Essa receita é ótima para fazer biscoitos que serão cortados com os cortadores, e decorados com glacê e confeitos, rende de 20 a 24 biscoitos de tamanho médio.

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de manteiga
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 ovo grande
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 3 xícaras de farinha de trigo

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 200º C.
Em uma vasilha grande, bata a manteiga e o açúcar com uma batedeira até que se forme uma mistura homogênea.
Acrescente o ovo e a baunilha, adicione o fermento e a farinha, 1 xícara por vez, misturando após cada adição até a massa estar bem firme.

Misture o restante da farinha manualmente (se a massa ficar muito firme, adicione água - 1 colher (chá) por vez).Não leve a massa à geladeira!
Minha Dica: A massa pode ser tingida com anilina colorida comestíveil, e para biscoitos de chocolate, misture 100g de chocolate meio-amargo derretido.

Divida a massa em 2 porções, em uma superfície enfarinhada, abra com um rolo de massa cada uma das porções em um círculo com aproximadamente 30 cm de diâmetro e 0,3 cm de espessura.

Corte com os cortadores no formato que você quiser. Passe os cortadores na farinha antes de cada uso. Asse os biscoitos em uma assadeira de biscoitos sem ser untada, na grade superior do forno de 6 a 7 minutos ou até que os bicoitos estejam levemente dourados, espere esfriar completamente e decore com glacê real colorido, confeitos, nozes ou chocolate derretido.