Do GG ao pp

domingo, 14 de junho de 2009

Colorido de fim de semana

Colorido de fim de semana

Nesta casa de praia, no litoral de São Paulo, uma família aproveita o tempo livre em ambientes que combinam cores vivas a outras relaxantes, aplicadas em paredes, móveis e objetos. A intenção foi produzir uma atmosfera feliz para embalar os momentos de lazer.

A decoradora Neza Cesar é conhecida por criar combinações de cores surpreendentes. Ao chamá-la para decorar a casa de praia, o casal de proprietários sabia o que esperar. “Queríamos espaços alegres, e o trabalho dela se encaixa perfeitamente nessa idéia”, diz o marido. Logo na primeira visita ao local, Neza delineou uma alheta. “Resolvi apostar nos azuis do céu e do mar”, conta. Para saber se as nuances eleitas funcionariam juntas, ela recorreu ao método que sempre adota. “Um arquiteto de minha equipe traça as perspectivas dos ambientes a mão e depois eu pinto esses desenhos, como se fossem uma tela.” As imagens são apresentadas aos clientes acompanhadas de amostras de tecidos e fotos de móveis. “Isso ajuda a visualizar o resultado.” Você também quer ter uma casa colorida? Inspire-se em uma reportagem que sugere combinações das cores que estão em alta no momento.

O azul-turquesa (Lukscolor, ref. LKS 1915*) cobre a parede da sala e faz uma bela parceria com o roxo berinjela dos sofás (Micasa). Da mesma loja veio a mesa de centro. Atrás do estofado, prancha de surfe pintada por Isabelle Tuchband.

Uma pedra de anil inspirou a cor da sala de TV (Lukscolor, ref. LKS 1913). Colchões da Futon Company e tapete da Punto e Filo.

No acesso ao lavabo, cadeira restaurada pelo Escritório de Estilo.


Comprada na planta, em um condomínio projetado pelo arquiteto Gui Mattos, a casa passou por mudanças em seu traçado antes de ser erguida. A decoradora Neza Cesar propôs integrar as salas de estar e TV, a varanda e a cozinha. Apenas os painéis pivotantes de vidro (Reiki) separam os ambientes sociais da piscina. Sobre a lareira, espelho veneziano da Ethnix.

Um tom avermelhado (Lukscolor, ref. LKS 468*) tinge o muro da área externa. Paisagismo de Gil Fialho.

O fogão artesanal (Cristiano Construções) exibe nichos para organizar a lenha.



No lugar da antiga varanda, a sala de jantar tem mesa Tulipa (Micasa), cadeiras Louis Ghost (Kartell).

Lustre de cristal (Lustreco).


Veja que não há divisórias entre a cozinha e a área social da casa. O piso de cimento polimérico (NS Brazil) acentua a sensação de continuidade entre os ambientes. Note ainda a proximidade do fogão a lenha, facilitando o preparo das refeições.

O aparador dos anos 1940, revestido de vidro (Escritório de Estilo) acomoda o vaso dourado (Benedixt). Fotografia do mar de Ilhabela, SP, de autoria de Sergio De Divitiis.

Os armários de cozinha, produzidos pela Bontempo, misturam módulos fechados e prateleiras abertas, com fundo de madeira para aquecer o visual.

Cadeiras da By Art Design, persianas da Arthur Decor, iluminação da Cia. de Iluminação.

Escolher as cores do quarto das filhas foi fácil: rosa para o enxoval (Cinerama).

Penteadeira rosa (Escritório de Estilo) e lilás nas paredes (Lukscolor, ref. LKS 18). Banqueta dourada da Benedixt e cortina feita de sári.

No quarto dos proprietários, a parede ganhou um tom relaxante de verde (Lukscolor, ref. LKS 1914). A cabeceira é uma prancha de madeira revestida de tecido (Cinerama), serviço executado pela Moneli Decoração.

Móveis de bambu, reaproveitados da antiga casa de praia da família, decoram o quarto de hóspedes. A sofisticação fica por conta do verde escuro aplicado à parede (Lukscolor, ref. SC 210*) e do tecido indiano, que virou quadro.