Do GG ao pp

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Emagreça o corpo engordando a auto-estima


Não transforme sua dieta numa tortura, deixando a vida de lado enquanto você não emagrece. Agarre-se nas dicas da colunista Cynthia Antonaccio
"Depois que eu emagrecer eu vou, eu faço, eu compro... Eu vivo!". Se você reconhece estas promessas, está na hora de mudar de atitude. Não deixe seus planos de vida para depois da dieta. Isso geralmente não traz bons resultados e torna a dieta ainda mais difícil, pois deixa a vida mais monótona e sem grandes motivações.

Portanto, um dos ingredientes para emagrecer o corpinho é engordar a auto-estima. Cuidar de você em aspectos que vão além da dieta, como comprar uma peça de roupa nova bem moderna, marcar de sair com uma amiga, não perder aquela festa, mesmo preferindo estar alguns quilos mais magra. Não deixe a vida para depois. Manter uma vida social ativa pode ajudar a tirar o foco da comida e lhe anima para chegar logo em sua meta.

Outro ponto fundamental quando se fala em auto-estima é entender onde se quer chegar com relação ao peso ou à forma física. Não adianta estabelecer metas muito distantes e rígidas. O ideal para manter-se motivado é entender e respeitar seu corpo, suas características pessoais, avaliar seu histórico de peso e conhecer melhor o que sua genética pode fazer você chegar com dedicação, dieta, exercício e outros hábitos de vida saudáveis.

Dessa forma, cada conquista será um motivo para comemorar. Estabelecida a meta, acompanhe seu progresso além da balança, ou seja, na qualidade de suas escolhas, no melhor funcionamento do seu intestino e na sua disposição. E só depois de atingir seus objetivos crie sua próxima meta.

Para um exercício da auto-estima, procure seguir estas dicas:

- Liste todos os seus pontos fortes. Enumere tudo aquilo que gosta em seu corpo e procure cuidar ainda mais.
- Invista mais alguns minutos ao se arrumar para sair. Observe se não há algo que possa lhe fazer sentir melhor: uma cor diferente de batom, um brinco novo, ou uma fragância perfume. Estimule os sentidos!

- Tome um banho demorado. Use um óleo gostoso e ligue o som para curtir alguns momentos em sintonia com seu corpo.

- Prepare uma receita especial com ingredientes que você adora. Sabor não é sinônimo de calorias adicionais. Consuma uma porção adequada e se dê este prazer na medida certa.
- Cultive uma imagem corporal realista e saudável, sem auto-críticas exageradas e sem propósito!

- Lembre-se que comer sempre será um dos maiores prazeres da vida, mas cuidar de seu corpo, da sua saúde e da sua qualidade de vida pode ser um prazer ainda maior e mais divertido, além de um desafio pessoal!