Do GG ao pp

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Mitos e verdades sobre gordura


Esse nutriente polêmico vive pulando entre as listas de vilões e mocinhos. Esclareça suas dúvidas sobre ele e detone as sobrinhas da sua cintura

Gordura é fonte de sabor.... mas só é boa mesmo no prato, e ainda assim com quantidade e qualidade adequados! Por que ninguém quer acumular gordura no corpo, certo?

Por isso, aprenda aqui dicas para controlar a quantidade de gordura da sua dieta e com isso detone as gordurinhas que resolveram parar na sua cintura. A principal dica é essa: Mais importante do que controlar a quantidade de gordura é ficar atenta à qualidade da gordura que se come.

Gordura trans todo mundo já sabe que faz mal para o coração. Mas muita gente desconhece as gordura saturadas, presentes nos alimentos de origem animal, como naquele aparentemente inofensivo bife da dieta. Ele também faz mal à saúde. Assim como as gorduras trans, eles podem contribuir para o acúmulo de colesterol.

No entanto, nem todas as gorduras são vilãs. Quando consumidas de forma correta e sem excessos, se tornam aliadas da saúde. É o caso das gorduras insaturadas. Estas são essenciais ao organismo e desempenham diversas funções importantes, além de deixarem os alimentos mais saborosos.

Mono e poliinsaturadas são o tipo de gordura boa que fazem bem pra saúde. Uma delas é famosa e você conhece bem: o azeite, fonte de gordura monoinsaturada. Ele é o preferido para temperar saladas.

Mas o que você não sabe, e talvez fique muito surpreso ao descobrir, é que as gorduras poliinsaturadas - que ajudam a reduzir o colesterol ruim – está presente nos óleos vegetais (soja, canoela, milho, girassol) e, conseqüentemente, nos produtos feitos a partir dela, como as margarinas e maioneses. Acredite: é fato!

Quando se trata de alimentação, muitos são os mitos que rondam as gorduras. Outro fato é que as gorduras são mais calóricas do que os carboidratos e proteínas – por conter 9 calorias por grama contra 4 dos outros nutrientes.

Esse nutriente polêmico vive pulando entre as listas de vilões e mocinhos. Esclareça suas dúvidas sobre ele e detone as sobrinhas da sua cintura
No entanto, o que muitos desconhecem é que os processos tecnológicos que envolvem a produção de alimentos industrializados permitem hoje entregar aos consumidores alimentos com uma quantidade de gordura muito menor do que antigamente.

Um fato curioso no Brasil é o caso das maioneses. Mesmo sendo um produto recomendado na América do Norte e na Europa, aqui, muitas nutricionistas ainda limitam seu consumo. Os novos produtos contem apenas 31% de gordura mesmo em sua versão tradicional. A light ainda oferece menos. Ou seja, apesar de ser fonte basicamente de gordura, oferece uma quantidade reduzida e de gordura poliinsaturada, que faz bem à saúde!
Confira a lista abaixo e sabia quem é quem!
POLIINSATURADAS
Omega-3
- Óleo de peixe
- Nozes
- Óleos de linhaça
- Soja
- Canola
- Cremes vegetais feitos desses óleos
Omega-6
- Nozes
- Óleos de girassol
- Soja
-Milho
- Cremes vegetais feitos desses óleos
MONISATURADAS
- Óleo de oliva
-Canola
- Amendoim
- Abacate
SATURADAS
- Carne vermelha
- Manteiga
- Laticínios integrais
- Gordura do coco
TRANS
- Alguns tipos de biscoitos
- Bolos
- Tortas e cremes
- Industrializadas
- Fast food que contém gordura parcialmente hidrogenada