Do GG ao pp

domingo, 14 de junho de 2009

Feita para compartilhar

Feita para compartilhar

Encantado com o litoral baiano, um casal de franceses decidiu erguer ali uma morada rústica e praiana. Com núcleos independentes, bem ao gosto europeu, ela pode ser dividida com amigos ou alugada quando a família estiver longe das terras brasileiras.

Por Araci Queiroz e Marianne Wenzel
Fotos: Leonardo Costa/MCA Estúdio
Ilustrações: Fabio Flaks

Uma paisagem pontuada por falésias, recheada de árvores, vizinha ao mar que oscila entre tons de azul e verde, bem próxima à vila de Itacaré, no litoral da Bahia. Não é difícil entender por que o casal de franceses se apaixonou pelo lugar. Decidida a vir ao Brasil duas vezes por ano, a família resolveu investir numa casa, e optou por construir num condomínio onde o terreno é vendido com um projeto-padrão, adaptável de acordo com o perfil dos moradores. Autor do projeto, o arquiteto baiano Ademar Sá ampliou o número de quartos de três para quatro e criou núcleos independentes em cada piso. "Eles pretendem aproveitar a casa ao máximo, inclusive alugando as suítes quando estiverem fora", explica o arquiteto. Por isso, cada pavimento tem uma cozinha e entradas independentes – distribuição facilitada pelo terreno íngreme no qual a construção se acomoda. Pilares de concreto revestidos de tijolinhos sustentam as lajes. A madeira aparece na estrutura do telhado, cujo desenho também chama a atenção. "As águas parecem asas-deltas", compara Ademar. Uma outra casa de praia foi projetada em meio à natureza, mas com uma preocupação principal: ficar protegida da maresia. Não deixe de ver.

Fincada numa pirambeira, a casa se organiza em dois andares. A implantação contempla a maioria dos ambientes com a vista do mar.
Na entrada, o olhar é logo redirecionado para fora: as aberturas envidraçadas da sala escancaram o oceano. No piso, tanto as áreas internas quanto as externas receberam assoalho de cumaru. A diferença está nas larguras (20 e 10 cm, respectivamente) e no acabamento (sinteco acetinado e stain).
Prática, a cozinha se resume a uma bancada no canto da sala. Ali, ladrilhos hidráulicos (Ornatos Nossa Senhora da Penha) delimitam o piso e o frontão. Nos armários, as portas são revestidas de bambu (Marcenaria Marca Brasil). Móveis da Estilo XXI.
Situada 1 m abaixo do nível da rua, na encosta de um dos morros que contornam a praia, a casa está rodeada de mata Atlântica, preservada pelo condomínio.

Com 2,60 x 2,30 m, a piscina foi feita sob medida para um banho rápido. Afinal, a praia está a poucos passos de distância. Revestimento interno de pastilhas de vidro (Porto Glass, ref. PG 51). O guarda-corpo do deck utiliza toras de eucalipto e fechamento com varetas de biriba, madeira comum na região. Na cobertura, telhas de madeira (Picanço).

A fundação emprega estacas e sapatas de concreto. Na estrutura, concreto (nos pilares revestidos de tijolinhos e nas lajes) e eucalipto tratado em autoclave (que sustenta o deck e o telhado).
Com duas suítes no piso superior e outras duas no inferior (das quais uma tem entrada independente pela varanda), o refúgio permite usos simultâneos.
Cada andar tem sua cozinha e há uma área de serviço comum. Os proprietários pretendem disponibilizar a casa para locação enquanto estiverem fora ou quando não ocuparem todas as suítes com família e amigos.