Do GG ao pp

sábado, 20 de junho de 2009

Fortaleça o organismo!

patia, cansaço, falta de ar, perda de apetite e vontade de dormir o dia inteiro. Talvez sua alimentação precise de mais ferro


por Pamela Leme


O mineral é essencial para o corpo, pois ajuda a produzir células novas

Você vive com preguiça, tem dificuldade para se concentrar, o rendimento profissional caiu, as unhas estão fracas e, às vezes, até respirar é um incômodo. Além disso, sente-se fraco e com pouco ânimo para realizar tarefas do dia-a-dia. Claro que já percebeu: algo está errado com sua saúde. E pode ser falta de ferro!

"O mineral é essencial para o organismo, pois está envolvido na formação das células vermelhas [hemoglobinas], no transporte de oxigênio e no sistema de defesa", conta a nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Fabiana Simomura.

O nutriente é um importante agente produtor de coenzimas, substâncias que regulam todas as funções metabólicas. Além da hemoglobina, proteína presente no sangue, a mioglobina, que compõe os músculos, é outro componente orgânico que depende do fornecimento regular de ferro.

O mineral também ajuda na produção de enzimas essenciais para o funcionamento do cérebro, fígado, baço e dos ossos. Com tudo isso, dá para imaginar porque a anemia decorrente da deficiência de ferro, a ferropriva, é considerada hoje doença carencial mais preocupante do mundo - um problema de saúde pública que atinge 25% da população.

Cardápio Carregado
É por meio de uma combinação de fatores que um mecanismo sofisticado ajuda a dosar a quantidade de ferro necessária. Tudo depende dos estoques corporais do mineral, do conteúdo ingerido e até da influência de outros nutrientes tradicionais no prato. "A vitamina C potencializa a absorção de um tipo específico de ferro, o não-heme, que está presente em frutas, hortaliças e grãos", conta a professora de Nutrição da Universidade Castelo Branco (UCB), Giselle Moura.

Por outro lado, café, chá-mate e preto, leite e derivados, por exemplo, contêm propriedades consideradas antinutricionais capazes de prejudicar o aproveitamento do mineral. "Até mesmo o cálcio em excesso atrapalha o depósito de ferro no organismo", ressalta Giselle. "Isso não quer dizer que devemos excluir laticínios do dia-a-dia, basta evitá-los no almoço e jantar [liberados nos lanchinhos entre as refeições]", lembra.

Quando suficiente, o intestino limita o quanto deve-se absorver de ferro. A sobra é estimulada a sair pelas fezes, para evitar toxidade. Isso, claro, se você não exagerar. O uso indiscriminado de fórmulas e suplementos fortificados nem sempre é uma boa idéia para deixar o corpo mais forte e saudável.

"O excesso de ferro aumenta a produção de radicais livres, responsáveis por danificar as células. Dessa maneira, há o risco do aparecimento de câncer, doenças hepáticas e cardíacas, diabetes e disfunções hormonais", conta Fabiana.

Saúde de Ferro!
As mulheres devem ficar atentas ao consumo do mineral, especialmente em idade fértil e gestantes. "A perda sangüínea durante o período menstrual faz com que sofram pequena redução no total de ferro, o que pode prejudicar a síntese de hemoglobina no sangue [processo de transporte de oxigênio pelo sangue]", afirma a nutricionista do Centro Educacional Miraflores, Márcia Teixeira.

Já durante a gravidez é preciso suprir as necessidades de ferro da mamãe e do bebê. A mulher necessita garantir matéria-prima para o volume de sangue (que aumenta em 50% nessa fase!) e constituir os tecidos do feto, além de deixar a criança mais forte, já que o leite - primeiro alimento - contém pouquíssimo ferro, nutriente fundamental para o crescimento de todo o corpinho dela.

"A carência de ferro na gestação está associada à prematuridade, mortalidade do feto e baixo peso da criança ao nascer. Mas atenção: a suplementação de ferro deve ser orientada pelo médico ou nutricionista", ressalta a nutricionista Fabiana Simomura.

Valor no prato
Só um profissional pode indicar exatamente a quantidade de ferro que atende às suas necessidades. Os valores variam de acordo com idade, sexo (homens armazenam mais do mineral que as mulheres) e necessidades particulares, como no caso das grávidas e adolescentes - essas últimas também necessitam do nutriente nas funções do crescimento corporal.

"Uma dieta equilibrada com uma porção de proteína de origem animal no almoço e no jantar, consumo freqüente de vegetais folhosos verdes-escuros, leguminosas e cereais integrais são suficientes para o consumo adequado de ferro", sugere Fabiana Simomura.

A vitamina C potencializa a absorção do ferro encontrado em frutas, hortaliças e grãos

O excesso de ferro aumenta a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento

Fooooorça!

O organismo responde ao ferro de acordo com a procedência do mineral. Por isso, ele é classificado em dois tipos.

 Ferro heme - é encontrado nos alimentos de origem animal (forma orgânica), tais como carne branca e vermelha. É o tipo mais absorvido pelo organismo.

 Ferro não-heme - presente nos alimentos vegetais (forma inorgânica), tais como frutas, hortaliças, frutas secas, legumes e grãos integrais. É menos assimilado pelo organismo.

Suplementação de ferro apenas com prescrição médica. Prefira fontes naturais