Do GG ao pp

domingo, 14 de junho de 2009

O apartamento de 215 m² passou pela segunda transformação

Situado num prédio dos anos 1950 no bairro de Higienópolis, em São Paulo, este apartamento passou recentemente por sua segunda transformação. Dessa vez, no entanto, em vez de quebra-quebra, deu-se prioridade às cores.


O arquiteto Gustavo Calazans encarou recentemente a segunda transformação de seu apartamento, comprado em 2003, quando enfrentou um quebra-quebra de nove meses. Dessa vez, decidiu que mudaria o visual dos ambientes apenas com a ajuda das cores. Assim a decoração, predominantemente neutra, ganhou pitadas de vermelho, roxo, marrom e verde. Além de renovar o tecido dos estofados, incluir almofadas estampadas e trocar os tapetes, o arquiteto tingiu as paredes. As mudanças se reverteram em conforto: hoje, os amigos se esparramam, sem cerimônia, nos sofás e nas poltronas do estar. Se você está pensando em mudar as cores de sua casa, saiba como escolher os tons corretos.



Clássicos do design convivem em harmonia nesta sala banhada de luz natural: par de cadeiras Diamante (1952, Harry Bertoia), mesa de centro Tulipa (1956, Eero Saarinen), banco Barcelona (1930, Mies van der Rohe) e poltrona LC2 (1928, Le Corbusier). Tudo da Arquivovivo. O tapete indiano, de 6 x 4 m, é da Clatt.

O hall de entrada ganha realce com a parede tingida de marrom-arroxeado (SW 6020*), que se prolonga para a sala. A porta exibe um tom avermelhado (SW 6307*). Tintas da Sherwin-Williams. Posicionado num canto, o cabideiro da Tok & Stok recebe as bolsas e os casacos das visitas.

O hall de entrada ganha realce com a parede tingida de marrom-arroxeado (SW 6020*), que se prolonga para a sala. A porta exibe um tom avermelhado (SW 6307*). Tintas da Sherwin-Williams. Posicionado num canto, o cabideiro da Tok & Stok recebe as bolsas e os casacos das visitas.

O tom fendi (SW 6158, Sherwin-Williams*) se estende da sala para a cozinha, na qual o parceiro Lucas, que é chef, costuma preparar suas famosas sobremesas.

Portas de vidro leitoso de 2,85 m de altura (Vidro Ramos) isolam a área social da cozinha e do corredor, que leva ao escritório do arquiteto.

A varanda ambientada por Rodrigo Oliveira ganhou novos ares com jabuticabeira, palmeira, manjericão, cebolinha, dinheiro-em-penca e chifre-de-veado. No piso, pedriscos cobrem o piso descascado. As cadeiras são de Ron Arad (Vitra).


A reforma, comandada por Gustavo Calazans, alterou a distribuição dos ambientes. Veja as principais mudanças.

Tons terrosos e arroxeados predominam nas almofadas (Benedixt, Empório Beraldin e Esencial) sobre a cama, vestida com enxoval da Blue Gardenia. Na parede, seda pintada pela amiga Andrea Kramer. De linhas elegantes, a cadeira de fibra e metal foi comprada na loja A Lot Of.

A mesa lateral Tulipa reúne objetos de design descolados: relógio da marca dinamarquesa Georg Jensen (Benedixt), boneco Munny (Plastik) e vasinho da Benedixt. O pendente RK 126 é da Reka, e as cortinas, da Progetto Persianas.