Do GG ao pp

domingo, 14 de junho de 2009

 Reprodução

 Reprodução

Os 10 ambientes do BGourmet fazem homenagem ao Copan

O BGourmet acontece este ano dentro da Casa Cor São Paulo e exibe ambientes integrados com cozinhas que contam histórias do famoso edifício projetado por Oscar Niemeyer


O BGourmet é um evento anual, que une gastronomia, design e arquitetura. Este ano, a edição de São Paulo faz uma homenagem ao edifício Copan, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. São 10 ambientes com cozinhas que imitam as formas e simulam os espaços do prédio que é parte da história da capital paulista. É como se moradores do complexo vivessem em cada um deles. Um miniloft com balanço e escorregador mostra como os pais arquitetos adaptaram o pequeno espaço para morar ali com o filho. Um bar conta a história do homem que alugou um apartamento somente para reunir os amigos. No auditório, haverá cursos de culinária para os visitantes – as inscrições são feitas online. A exposição, promovida pela Brastemp, acontece na Casa Cor São Paulo 2009, que poderá ser visitada de 26 de maio a 24 de julho, no Jockey Club. Todos os eletrodomésticos usados nos ambientes são da Brastemp.
A arquiteta e urbanista Graciela Piñeno criou o Hall de Entrada do BGourmet pensando em mesclar a homenagem ao Copan com o mix de pessoas que ele representa. As curvas do ambiente e da mesa (Movarte) lembram o desenho do prédio, que tem sua diversidade de moradores sintetizada no painel de Ariel Schvartzman. A ONG Pixote é responsável pelo grafite nas geladeiras e na parede. Iluminação de Rafael Serradura.
Idealizado para receber convidados, o Café do BGourmet, projetado pelo arquiteto Gustavo Jansen, conta com diversos pontos para os diferentes grupos, misturando estilos. A mesa francesa, do próprio arquiteto, é o centro das atenções em um dos ambientes, acompanhada por cadeiras de bambu-falso (Ana Luiza Wawelberg). Outros espaços se formam com ombrelone, pufes e tatami da Saccaro. Os lustres são da Esther Giobbi e o paisagismo de Fabrício Sbruzi.

A arquiteta Faride Elia projetou o Bar do Aviador, personagem que adora viajar e decorar seu espaço com lembranças do mundo todo. A bancada, cujo centro de granito é ladeado por asas de madeira, faz com que o cozinheiro realmente se sinta pilotando o fogão. Garrafas de cerveja de diversas nacionalidades enfeitam o armário projetado por ela. As cadeiras da Amazônia Móveis são de fibra sintética tingida, simulando o famoso tecido escocês.

Uma jovem cria seu apartamento com lembranças da infância. Essa foi a ideia que Raquel Blinovas e Ana Mageste usaram para criar a Casa da Vó, onde o retrô recebe tons modernos. As pastilhas de vidro reciclado (Vidro Real) se mesclam ao revestimento de cimento queimado (Tecnocimento). A velha cortininha dos armários aqui é de jeans. A cozinha aconchegante se complementa com o espaço da foto seguinte.
Complementando a cozinha mista de Raquel Blinovas e Ana Mageste (foto anterior), o restante do espaço da Casa da Vó segue o estilo retrô da jovem que montou seu apartamento no Copan com recordações da infância. Diversas peças de coleção, como a gaiola, combinam com molduras de madeira que fazem par com flores de crochê feitas pelas mães das arquitetas. O papel de parede é da Kig.
Alan Chu e Cristiano Kato criaram a Kitchenet do BGourmet com inspiração no estilista Walério Araújo, que aparece seminu em fotos em tamanho real. O ambiente é conceitual, com o tema rendas e retalhos. Quarto, cozinha, banheiro e sala chegam ao extremo da integração, com uma estrutura vazada que forma as paredes do banheiro – chuveiro e vaso são de neon. O piso é de ladrinho hidráulico, e as colagens ampliadas, da Artfix.
Os arquitetos Marcos Contrera e Marcos Biarari criaram o ambiente Réveillon na Cobertura inspirados na cobertura do Copan, espaço onde mora o zelador e que é aberto apenas para a festa de fim de ano. É um loft com cozinha, em que uma ilha de Corian (Dupont) integra a área social com o preparo das refeições. Armário e estante da Brinna e cadeiras da Archiforma.
O arquiteto Moreno projetou o loft de um casal de arquitetos que não quer se mudar do Copan e então adapta o exíguo espaço para lá viver com o filho pequeno. Assim, a criança ganha uma bancada de lousa branca, que serve de cama, armário e área lúdica, e um escorregador ao lado da escrivaninha. A cozinha de laca é na inusitada cor Azul Bic, da Delta. O mobiliário clássico (Christie) recebe revestimento da Tec Dec.
A arquiteta de interiores Ângela Tasca projetou uma cozinha que integra a família. O conceito gourmet é válido tanto para os pais como para os filhos, que têm uma bancada reservada, com direito a escadinha para a criança alcançar a pia, geladeira infantil e microondas tamanho mini.
Fornecedores