Do GG ao pp

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Prenda o cabelo com muito estilo

Prenda o cabelo com muito estilo
Marcia Di Domenico- 26/02/2009



Clássico que nunca sai de moda, o eterno rabo-de-cavalo anda mais versátil do que nunca. Quem garante é o hairstylist das famosas, Marco Antonio De Biaggi, do MG Hair Design (SP), que elaborou versões para você desfilar linda


Baby doll

Depois de aplicar babyliss na cabeleira toda com a ajuda de um fixador térmico, separe os cachos com os dedos e seque com difusor para que eles fiquem bem soltos e armados. Finalize com spray.

Pegue uma porção de cabelo a partir da ponta de cima das orelhas e leve ao topo da cabeça (a 4 dedos da testa), amarrando firme com elástico. Então esconda-o com uma mecha passada em volta.


Truque do expert
O segredo é prender o rabo bem no alto. “O look é sexy e perfeito para o dia. De quebra, faz uma espécie de lifting no rosto, abrindo o olhar”, diz Marco Antonio.

Nas alturas
Marco Antonio usou bobes pequenos na cabeça toda e deixou por volta de 40 minutos. Ao soltá-los, separou uma porção de fios entre 2 riscas paralelas na linha da metade da sobrancelha e, com o restante do cabelo, fez um rabo-de-cavalo de altura média.

Para o topete, o caminho é desfiar com um pente fino a parte de trás da mecha, fixar com spray e fazer uma escova na frente – assim, o volume fica escondido e o liso aparece por cima.

Truque do expert
Com um pouco de pomada na ponta dos dedos, torça o cabelo no alto da cabeça e prenda com grampos próximo à raiz do rabo-de-cavalo, deixando a frente frouxa para formar o topete.


Versões das grifes Maria Bonita e Água de Coco para o rabo-de-cavalo. Elásticos coloridos e acessórios gigantes incrementam a produção

Bela ao natural
O lindo do verão é usar a cabeleira como veio ao mundo, principalmente quando ela é fartamente encaracolada. Nos cabelos úmidos, espalhe o equivalente a 3 moedas grandes de gel modelador ou fluido ativador de cachos na palma da mão e aplique no comprimento.

Então amasse as mechas com uma toalha até tirar o excesso de umidade e definir os caracóis e, por último, seque com difusor para realçar o volume.

Truque do expert
Prenda um rabo baixo rente à nuca, preservando a textura no alto da cabeça, e disfarce o elástico com uma tira de couro em várias voltas, uma fivela larga ou faixa de tecido para dar um ar sofisticado.

Fonte: Revista Uma...
Maquiagem: Reijane Alves (Mg Hair Design). Modelos: Johana Stein,
Renata Sozzi (Way Models) e Antonella (Ten Model)


Mais sobre Moda
Louise Brooks com Faixa tipo turbante

Seu cabelo: Faça você mesma

Transforme-se numa exímia cabeleireira seguindo as orientações de experts para tratar, pentear ou colorir os fios em casa. Num piscar de olhos, você vai aprender os segredos da tesoura, do baby-liss, da escova... Mais: sugestão de produtos supereficientes


CACHOS DE DAR INVEJA
As ondas prometem ser o hit do outono/inverno. "Para destacá-las, faça uma boa escova e aplique um spray ativador de cachos. Enrole uma mecha no baby-liss e conte até 15 para soltá-la. Repita com as outras mechas", ensina MARCELLO UHEARA, da REDE SOHO, em São Paulo. Caso você não tenha baby-liss, use um spray fixador nos fios escovados e faça rolinhos com os dedos, prendendo com grampos. Depois, aqueça-os com o secador. Se preferir, aplique uma musse de fixação no cabelo úmido e enrole bobes médios de velcro. Deixe secar naturalmente.

AUMENTE O VOLUME


O cabelo do momento tem corpo. Para obter o efeito, lave e retire um pouco da umidade dos fios com uma toalha."Nos fios médios ou longos, aplique o equivalente a duas bolas de musse. Faça uma escova rápida, para alisar levemente. Depois, enrole bobes de velcro e solte sem pentear", diz MARCO ANTÔNIO DE BIAGGI.CERDAS E DIÂMETROS IDEAIS
Balanço, volume na medida certa, nada de fios eriçados...Você é capaz, sim, de chegar lá. Antes de ligar o secador, lembre-se de que o tipo de escova faz toda a diferença no resultado. Se o seu cabelo for liso ou levemente ondulado, use uma de cerdas curtas; se for cacheado ou crespo, aposte em um modelo de cerdas mais fechadas e densas", sugere o cabeleireiro JÚLIO CREPALDI, do SALÃO GALERIA, em São Paulo. "O diâmetro da escova vai depender do comprimento das suas madeixas - quanto mais longas, maior deve ser."


"Pontas duplas nunca mais: misture 1colher (sobremesa) de óleo de amêndoa, 1ampola de vitamina A, 1colher (sobremesa) de óleo de babosa e aplique no cabelo. Deixe agir por meia hora. Lave e condicione."
ADRIANA VILARINHO, DERMATOLOGISTA

PRÁTICO E CHIQUE


Não há nada mais moderno do que o rabo-de-cavalo. "Mas não estamos falando daquele rabo com cara de quem acabou de sair da academia. Ele deve ser preso no alto da cabeça e precisa ter textura", avisa MARCO ANTÔNIO DE BIAGGI. Para conseguir esse efeito, depois de prender todo o cabelo, faça baby-liss só nas pontas ou rolinhos com os dedos. "Fica perfeito com gola alta ou decotes que deixam a nuca à mostra", aposta MARCO ANTÔNIO.

ESCOVA IGUAL À DO SALÃO

Se você elegeu a escova certa para seu tipo de cabelo, aplique um produto que ajude a alisar e tenha ingredientes termoativados, que protegem os fios do calor do secador. Em seguida, divida o cabelo em mechas e prenda-as no alto da cabeça. Solte uma, começando pela nuca, posicione a escova sobre ela - se quiser obter volume na raiz, posicione a escova por baixo da mecha - e alise os fios da raiz até as pontas. Repita uma a uma. Para dar acabamento, vire as pontas em espiral. "Por fim,vaporize um spray de brilho ou aplique um sérum de sílica", ensina JÚLIO CREPALDI.FOTOS PRODUTOS, CARLOS CUBI | PRODUÇÃO SYLVIA RADOVAN | CABELO MARCO ANTÔNIO DE BIAGGI, M.G. HAIR DESIGN, E MAQUIAGEM FÁBIO TELLES | FAIXA BELLA GOLZER | MODELOS CARLINE, RENATA SOZZI E LANA CARRIZO, MARILYN | PREÇOS PESQUISADOS EM MARÇO
* Marco Antônio de Biaggi ensina como montar dois looks para você arrasar!

(Faça você mesma! - Passo-a-passo)

* Exclusivo para Claudia online! Novidades que vão te deixar ainda mais linda!
(Balcão de beleza)

* Quer fazer as pazes com seu cabelo? Veja como!

(Você e seu cabelo felizes para sempre)

IMPECÁVEL A NOITE INTEIRA


A técnica é do tempo da sua avó, mas funciona bem. Para que os fios fiquem lisos por mais tempo, a pele para a boa e velha touca. Divida o cabelo limpo e seco em duas partes, com uma risca que vai da testa à nuca. Penteie da direita para a esquerda, contornando a cabeça e deixando-os bem esticados. Prenda com grampos (a parte ondulada para baixo - isso evita que os fios fiquem marcados). Aguarde uma hora e enrole na direção oposta. Aguarde mais uma hora e solte. Quer uma sugestão de penteado para a noite? "Prenda uma das laterais com pente de strass e fixe com gel", sugere o cabeleireiro EVANDRO ÂNGELO, EV, em São Paulo.RETRÔ MODERNO
Para arrasar em uma festa, o cabeleireiro MARCO ANTÔNIO DE BIAGGI sugere um penteado sexy e imortalizado por Brigitte Bardot na década de 60. Faça uma escova rápida e, com um pente fino, desfie a parte da frente do cabelo, dando volume à raiz. Aplique um spray fixador. Para atualizar o look, prenda um coque-banana displicente com um ou dois grampos e arremate com uma faixa.

MECHAS DA MODA


Se você quiser colorir os fios em tons degradê, nada de se arriscar sozinha.O trabalho é bem complicado! Para evitar desastres, como manchas ou fios claros demais, recorra a um profissional capacitado. Apesar disso, nada impede que você ilumine algumas mechinhas. "A maior parte das mulheres gosta do cabelo mais claro, que rejuvenesce e dá leveza ao rosto", diz o colorista YUHA ANTERO, do M.G. HAIR DESIGN, em São Paulo. Para não exagerar, você pode descolorir mechas na franja ou somente nas pontas, que está súper na moda." Aplique uma mistura de pó descolorante com água oxigenada de 20 volumes e deixe agir de cinco a dez minutos.

ÁREA LIMPA

Uma vez por semana, incremente a lavagem. Escove bem os fios e aplique um pré-shampoo no couro cabeludo seco. Escove novamente e aguarde 15 minutos. Enxágüe bem. Faça a primeira lavagem com um xampu anti-resíduos e enxágüe. Na segunda aplicação, use o seu xampu diário.

MOVIMENTOS PODEROSOS


Em casa, você também pode tirar proveito da deliciosa massagem, tão comum nos salões. "Aplique o xampu e, com a ponta dos dedos, faça suaves manobras circulares, estimulando a circulação do couro cabeludo. Nunca friccione! Durante cinco minutos, massageie a nuca, as têmporas e o alto da cabeça. Enxágüe, retire o excesso de água e passe o condicionador", ensina o cabeleireiro MARCOS MATARAZZO, do INSTITUTO DI BELLEZZA PRIMA QUALITÁ, no Rio de Janeiro.

PURA MACIEZ

A hidratação constante protege os fios do sol, vento, poeira e de outros vilões. Ela é essencial para tratar todos os tipos de cabelo, inclusive os oleosos. Então, siga o passo-a-passo. Depois de lavar e retirar o excesso de umidade, aplique a máscara hidratante, mecha por mecha, a partir de 2 centímetros da raiz. Envolva em filme plástico, coloque uma touca plástica por cima e deixe o produto agir por 20 minutos. Enxágüe. Para finalizar, passe um ativador de cachos ou, se seu cabelo for liso, gotas de silicone. Evite usar chapinha nas 48 horas seguintes. O ideal é hidratar a cada 20 dias", diz EUGÊNIO PASCOTTO, coordenador técnico do SOLLIEVO SPAZIO DI BELLEZZA, em São Paulo.

"Para fios danificados: misture 3 colheres (sopa) de iogurte com 1 colher (chá) de azeite de oliva morno. Aplique antes de lavar. Deixe agir por uma hora, enxágüe e lave."
RAQUEL GIORDANNO, DO INSTITUTO DI BELLEZZA PRIMA QUALITÁ

TESOURA DOMADA


Quer dar um toque diferente ao visual? Mexa levemente na franja. Lave e seque o cabelo. Quando molhado, o fio fica mais elástico e você pode perder a noção de quanto cortar", diz o cabeleireiro SANDRO MULINARI, do STUDIO GAZEL, em São Paulo. "Separe bem a franja do restante do cabelo, penteando-a toda para a frente. Coloque uma das mãos sobre ela e, com a tesoura - de preferência o modelo desbaste - inclinada, corte, no máximo, um ou dois dedos do comprimento, fazendo pequenos picotes. Se quiser uma franja volumosa, enrole-a em um bobe médio de velcro."


SALVE O PRÓPRIO COURO
Na temporada de frio, o couro cabeludo sofre bastante. A produção das glândulas sebáceas diminui, ressecando a região. Resultado: uma boa quantidade de flocos brancos cai sobre a roupa, além de os fios ficarem opacos. Para amenizar o problema, alterne o uso do seu xampu habitual com um especial para caspa. Além disso, uma vez por semana reforce o tratamento aplicando um tônico com frutas cítricas diretamente no couro.
"Esta receita caseira antiga (mas eficaz!) é indicada para fios opacos. Basta adicionar 1 colher (sopa) de vinagre branco a 1litro de água na última enxaguada."
PATRÍCIA MACIEL, TERAPEUTA CAPILAR

LAVAGEM PERFEITA

Para garantir o efeito obtido no salão, lave com água morna, quase fria, sempre com o xampu indicado para o seu tipo de cabelo - oleoso, misto, seco ou quimicamente tratado (esse vale para o tingido, alisado, descolorido...). A quantidade usada em cada aplicação deve ser equivalente a uma moeda de 10 centavos. Espere agir por três minutos e enxágüe. Retire o excesso de umidade com uma toalha e aplique o condicionador da mesma linha, do meio do fio para as pontas (nunca na raiz!). Enxágüe novamente.