Do GG ao pp

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Mrs. Pasta


Guardar recortes de jornal é um desses hábitos que a internet vai, aos poucos, tornando desnecessário. Mas não sei se tem coisa melhor do que vasculhar uma pasta, encontrar um pedaço de papel e, com ele, ser transportada exatamente para o momento e o local em que você leu aquilo e achou tão interessante que merecia ser armazenado naquele seu cantinho de posteridade.

Em algum momento de 2001, eu guardei um texto do New York Times que conta a história de Paola Di Mauro, uma senhora italiana que, alem de ser proprietária de uma vinícola respeitadíssima, é um verdadeiro guru da cozinha italiana autêntica, simples e absolutamente maravilhosa.

O jeitão caseiro e a sabedoria sem frescura da Paola são referência para chefs de toda parte – principalmente dos Estados Unidos. E o mais legal é que o tipo de dica que ela traz não tem nada a ver com emulsões complicadas, materiais diferentes ou aparelhos revolucionários: são coisas que você pode incluir na macarronada de domingo sem nenhum esforço extra. Dê uma olhada em algumas delas:

- quando for acrescentar tomate a um molho, misture sempre tomates frescos e os enlatados sem pele. Isso torna o molho mais intenso e frutado;

- ao finalizar pratos de massa, junte o macarrão ao molho e misture, como se fosse uma salada. O molho deve ser espesso, não aguado. E você pode sempre pôr um pouco da água do cozimento para amaciá-lo. Só não faça isto depois de já ter misturado a massa, senão você vai cozinhá-la demais;

- não se dê o trabalho de tirar a pele dos tomates para um molho de macarrão: ela encolhe e acaba desaparecendo no molho;

- quando estiver fazendo um molho que leve azeite de oliva, acrescente um pouco mais do azeite ao final do preparo: vai dar um toque de frescor;

- se for misturar abobrinha em algum molho, desidrate-a um pouco antes: corte-a em fatias finas, coloque numa forma untada com um pouco de azeite de oliva e leve ao forno baixo até que elas comecem a secar. Dessa forma, elas não ficam aguadas quando comidas junto com a massa.

São detalhes como esses que fazem com que você, quando vai à Itália, fique se perguntando como diabos um espaguete ao sugo pode ser tão delicioso e especial. Às vezes os grandes segredos são simples assim: saem publicados até no jornal.

PS: Adoro os bons e velhos hábitos, mas também gosto de aproveitar o que os novos tempos têm de bom. Portanto, se você entende inglês (ou quer praticar) e quer ler a íntegra do texto do New York Times que descreve em detalhes o jeito de cozinhar da Paola Di Mauro (e ainda traz umas receitas), pode se valer da nosso queridíssimo arquivo do NYT na internet: clique aqui e se divirta.