Do GG ao pp

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Plano de Ataque

Entregamos um treino para queimar gordura e definir músculos sem sair de casa. E você nem teve de botar a mão no telefone, como costuma fazer com o disque-pizza!

Publicado 15/08/2008

Este treino faz parte de um plano de perda de peso criado pelos consultores da MH americana. Ele dispensa anilhas e halteres (uma barra e uma bola suíça são bem-vindas) e pode ser feito em casa. Execute os treinos A e B duas vezes por semana, alternadamente. Não deixe de praticar também uma atividade aeróbica à sua escolha (como caminhada, corrida ou natação) duas ou três vezes por semana.

TREINO A (segundas e quartas) TREINO B (terças e quintas)
Circuito de aquecimento Circuito de aquecimento
Complete duas vezes a seqüência de exercícios, descansando 30 segundos entre os circuitos.
Agachamento em Y: 10 vezes.
Flexão de braço: 10 repetições.
Elevação de braço: 10 repetições.
Escalada: 5 vezes de cada lado.
Avanço frontal: 5 vezes cada perna.
Bom dia: 10 repetições.
Subida homem-aranha: alterne até fazer 5 vezes com cada perna.
Execute duas vezes a seqüência de exercícios, descansando 30 segundos entre os circuitos.
Agachamento em Y: 10 vezes.
Flexão de braço: 10 repetições.
Subida: 10 repetições.
Escalada: 5 vezes para cada lado.
Avanço frontal: 5 vezes cada perna.
Bom dia: 10 repetições.
Subida homem-aranha: alterne até fazer 5 vezes com cada perna.
Superséries Superséries
Execute os dois exercícios sem intervalo. Descanse um minuto antes de repetir a série mais duas vezes (superséries 1 e 2) e uma vez (supersérie 3).
Superséries
1
Flexão com desenvolvimento: 10 repetições.
Subida: 12 vezes cada perna.
Superséries 2
Flexão de tronco sobre uma perna: 8 vezes cada perna.
Escalada na bola suíça: 10 repetições de cada lado.
Superséries 3
Remada invertida: 12 repetições.
Flexão aberta: 20 repetições.
Faça os dois exercícios sem pausa. Descanse 30 segundos antes de repetir a série uma vez (superséries 1) e um minuto antes de repetir a série uma vez (superséries 2, 3 e 4).
Superséries 1
Agachamento do prisioneiro: 15 repetições.
Flexão com caminhada: 8 repetições de cada lado.
Superséries 2
Agachamento no degrau: 12 repetições de cada lado.
Remada invertida: 12 repetições.
Superséries 3
E 3 Rotação com bola: 8 de cada lado.
Flexão de perna: 12 repetições.
Superséries 4
Flexão homem-aranha: 8 repetições de cada lado.
Extensão de pernas e quadril: 15 repetições de cada lado.
SÁBADO
Execute os circuitos sem pausa.
Primeira e segunda semana 40 subidas
10 barras
40 avanços frontais
40 Flexões com pegada fechada
20 remadas invertidas
40 agachamentos no degrau
15 Flexões na barra
20 agachamentos do prisioneiro
20 Flexões de braço
20 saltos
5 Flexões na barra
20 avanços frontais
15 Flexões com pegada fechada
Terceira e quarta semana Sétima e oitava semana
20 agachamentos do prisioneiro
20 Flexões de braço
20 saltos
10 Flexões de perna
10 Flexões na bola
10 subidas
5 barras
30 avanços frontais
20 Flexões com pegada fechada
15 remadas invertidas
15 agachamentos no degrau
5 Flexões na barra
Pause 3 minutos entre os circuitos.
Circuito 1
45 agachamentos do prisioneiro
40 Flexões de braço
20 saltos
20 Flexões de perna
20 Flexões com bola suíça
40 subidas
10 barras
40 avanços frontais
40 Flexões com pegada fechada
20 remadas invertidas
40 agachamentos no degrau
15 Flexões na barra
Circuito 2
20 agachamentos do prisioneiro
20 Flexões de braço
20 saltos
5 barras
20 avanços frontais
15 Flexões com pegada aberta
Quinta e sexta semana
45 agachamentos do prisioneiro
40 Flexões de braço
20 saltos
20 Flexões de perna
20 Flexões na bola
Agachamento do prisioneiro Agachamento em Y Agachamento no degrau Avanço frontal Barra Bom dia Elevação de Braço
De pé, com as mãos atrás da cabeça, abaixe-se e flexione os joelhos o máximo que conseguir sem perder a curvatura natural da coluna. Contraia os glúteos e retorne à posição inicial. Coloque os braços para cima formando um Y. Posicione os pés a uma distância maior que a largura dos ombros. Com o quadril para trás, agache-se o máximo que conseguir. Retorne à posição inicial. Coloque um pé à frente do outro - o da frente sobre um step de 15 centímetros de altura. Com o tronco reto, desça até a coxa da frente 7 car paralela ao chão. Volte ao início e troque de lado. De pé, dê um passo grande à frente com uma perna. Quando a coxa da frente estiver paralela ao chão e o joelho de trás quase tocar o solo, segure um segundo. Volte à posição inicial e repita com a outra perna. Comece totalmente pendurado e mantenha uma distância similarà largura dos ombros entre as mãos, com as palmas voltadas para a frente. Eleve o queixo acima da barra e retorne à posição inicial. De pé, com os joelhos levemente . exionados e as costas naturalmente arqueadas, flexione o tronco para a frente na altura do quadril. Volte à posição inicial. Fique de pé contra a parede, com os pés 15 centímetros à frente. Eleve as mãos. Encoste ombros, cotovelos e punhos na parede, desça os braços e mantenha os cotovelos ao lado do corpo. Retorneà posição inicial.
Escalada Escalada na bola Extensão de perna e quadril Flexão Flexão na bola Flexão com caminhada
Comece na posição de flexão. Com a cabeça alinhada ao corpo, traga o joelho direito ao peito e retorne à posição inicial. Alterne rapidamente com a perna esquerda. Na posição de flexão, com as mãos nas laterais da bola suíça, contraia o abdome e estique as pernas. Tire um pé do chão e traga o joelho ao peito. Estique a perna de volta, leve o outro joelho ao peito e, em seguida, retorne essa perna à posição inicial. Continue alternando lados. Deitado, com joelhos flexionados e pés no chão, contraia o abdome e estique uma perna. Eleve o quadril até o corpo formar uma linha reta. Lentamente desça o quadril até 2 centímetros do chão. Faça as repetições com uma perna e troque de lado. Fique na posição da flexão clássica: pernas esticadas e mãos apoiadas no chão na altura dos ombros. Contraia o abdome. Com o corpo reto, desça até o peito tocar o chão. Suba novamente até os braços 7 carem esticados. Apóie os antebraços num banco, coloque o peito dos pés na bola suíça e forme uma linha reta com corpo, dos pés aos ombros. Com as costas retas, contraia o abdome e traga a bola em sua direção. Fique na posição de flexão com uma mão à frente do ombro e a outra um pouco atrás. Desça até quase tocar o chão. Volte à posição inicial. Repita duas vezes para um lado, troque as mãos e dê um passo à frente. Repita.
A vida com menos 40 quilos
Até o ano passado, o representante comercial catarinense Marcelo Batista, de 30 anos, pesava 150 quilos. "Eu era sedentário e comia muita coisa engordurada e calórica", lembra. Ao conhecer a Men's Health, decidiu seguir as sugestões da revista. "Passei a controlar carboidratos, fracionar refeições e reduzir porções. Contratei um personal trainer para supervisionar a execução dos treinos da revista e comecei a fazer musculação, esteira e bicicleta." No primeiro mês, Marcelo perdeu 6 quilos. "Agora, 42 quilos mais magro (com 1,90 metro e 108 quilos), sinto que minha disposição melhorou incrivelmente. "
Flexão com desenvolvimento Flexão com perna aberta Flexão com perna fechada Flexão de perna Flexão sobre a perna Flexão Homem -Aranha
Apóie pés no banco e mãos no chão. Eleve o quadril o mais vertical possível. Lentamente desça a cabeça em direção ao chão. Pare e volte à posição inicial com a força dos ombros e tríceps. Faça o exercício da mesma maneira que a flexão tradicional, mas aumente a distância entre as mãos. Faça o exercício da mesma maneira que a flexão tradicional, mas deixe as mãos mais próximas e mantenha os cotovelos próximos ao corpo. Deite-se e apóie as panturrilhas na bola. Contraia os glúteos e eleve o quadril até ficar reto. Pause e dobre as pernas para que a bola role em direção à bunda. Estique as pernas para afastar a bola e desça o corpo até o chão. Com os pés a uma distância pouco maior que a largura dos ombros, eleve um deles para trás. Contraia glúteos e abdome e, com foco no equilíbrio, abaixe até o tronco ficar paralelo ao chão. Empurre o quadril para trás e retorne à posição inicial. Na posição de flexão, desça até o peito quase tocar o chão. Ao descer, leve o joelho direito em direção ao cotovelo direito. Estique a perna para trás enquanto usa a força do peito, ombros e tríceps para retornarà posição inicial. Alterne lados.
Flexão na barra Remada invertida Rotação com bola Salto Subida Subida Homem-Aranha
Comece totalmente pendurado na barra, com as mãos posicionadas a uma distância similar à largura dos ombros e as palmas voltadas para você. Leve o queixo acima da barra e retorne à posição inicial. Coloque a barra na altura do quadril. Com os calcanhares no chão, segure-a com as mãos a uma distância pouco maior que a largura dos ombros. Com o corpo reto, leve o peito até a barra. Desça lentamente até estender os braços. Apóie os braços no banco e as canelas na bola. Puxe a bola até o peito e leve os joelhos para um lado do corpo, contraindo o abdome e fazendo força à frente. Pause e volte a bola à posição inicial fazendo o movimento contrário. Alterne os lados. Agache flexionando o quadril e os joelhos e pule projetando os braços para cima. Coloque um pé sobre um banco ou degrau e empurre com o calcanhar para levantar a outra perna. Retorne à posição inicial e termine todas as repetições antes de trocar de perna e recomeçar o exercício. Comece na posição mais alta da flexão tradicional. Mantenha o abdome contraído, tire um pé do chão e lentamente leve o joelho pelo lado de fora em direção ao ombro e coloque o pé no chão. Lentamente retorne à posição inicial.
Queima a toda hora
"Há um ano, com 97 quilos, decidi emagrecer por conta própria. Descobri a Men's Health e comecei a seguir as dicas de fitness e nutrição. Hoje, 17 quilos mais magro, as pessoas me perguntam se tomei remédio ou fiz cirurgia de estômago", diz o executivo de vendas paulistano Paulo Orsini, de 36 anos. "Troquei açúcar por adoçante, arroz com feijão por grelhados e legumes e doces por frutas. E como pizza e chocolate quando sinto vontade. Faço agachamento no banho, flexão enquanto aguardo uma reunião, abdominais nos intervalos da TV", conta o executivo de 1,79 metro. "Mulheres que antes não me davam a menor bola agora estão na minha cola."