Do GG ao pp

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sorte na guerra (e na cama)

http://carlapernambuco.uol.com.br/jpg/fortunecookie42.jpg

Sorte na guerra (e na cama)

Ilustração com o símbolo chinês da boa fortuna FU.

Ilustração com o símbolo chinês da boa fortuna "FU".

Revendo alguns recortes antigos de revista, lembrei de uma brincadeira bem popular lá nos Estados Unidos, onde eu morei durante alguns anos. Quando alguém abre um biscoito da sorte chinês e lê as proféticas mensagens, coloca um ‘in bed’ (na cama) no final. Têm vezes que não dá certo, mas têm algumas mensagens que rendem boas risadas numa roda de amigos. Como esta aqui: “É uma boa hora para concluir tarefas pendentes (na cama)”. Ou ainda: “Você tem uma boca e dois ouvidos! Use-os nesta proporção (na cama)”.

Apesar de o biscoito ser uma versão moderna, existe uma lenda que liga a origem dele à história da China. No século XIV, quando os mongóis dominavam grande parte do território chinês, um dos líderes chineses teve um plano para se comunicar com os generais espalhados pela região: colocar mensagens escritas em papel de arroz, dentro dos tradicionais mooncakes, uns bolos em formato de meia-lua de que os mongóis não gostavam muito.

As informações teriam sido tão utéis para os chineses que eles conseguiram expulsar os mongóis e deram início à Dinastia Ming. A história continua até que, por falta dos ingredientes para fazer o bolo original, algumas pessoas passaram a usar massa de biscoito para colocar as mensagens de boa sorte. E assim estava criada a tradição.

Aqui no Brasil a gente conhece o biscoito mais tradicional, mas como há mercado pra tudo, principalmente nos Estados Unidos, tem gente que manda fazer biscoito da sorte gigante ou personalizado, com foto estampada do casal apaixonado e decorado com temas variados. Parace brincadeira, mas não é. Clica aqui para ver as invencionices.

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Na matéria antiga da Gourmet que eu achei em casa (que dá pra ler neste link), eles ensinam uma receita diferente, com especiarias em pó, e a técnica para fechar o bilhetinho dentro do biscoito. Há vários sites em português que também dão a receita. Fazer o biscoito ficar com aquela forma de meia-lua é, sem dúvida, a parte mais divertida.

Achei também algumas sugestões de mensagens aqui, mas parte da graça de fazer os biscoitos em casa é inventar as próprias frases, não é mesmo?