Do GG ao pp

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Tem um mouse na cozinha


É muito fácil se perder pesquisando na internet. Às vezes até me esqueço qual era o objetivo da busca e fico pulando de site em site, vagando entre notícias interessantes, fotos, vídeos etc. Numa dessas viajadas, acabei parando no site da Microsoft para ler uma matéria sobre a utilidade de ter um computador na cozinha. O texto é antigo (foi publicado em 2004), mas com a nova onda dos netbooks acho que ele ainda vem bem a calhar.

Sharon Crawford, especialista na área de informática, conta lá por que decidiu ter um laptop na cozinha da sua casa. Algumas das coisas que ela cita como vantagens de se ter um computador próximo do fogão: procurar receitas na internet e visualizá-las sem correr o risco do seu livro favorito de receitas ficar todo manchado, incluir os ingredientes que estão faltando na lista de compras salva no excel (antes de sair do lado da geladeira e acabar esquecendo disso) e poder olhar os emails ou a previsão do tempo ao invés de ficar vendo a água da chaleira ferver. Além disso, ela dá dicas técnicas de configurações e de como resolver o problema de interferência com os outros “habitantes” da cozinha, os eletrodomésticos.

Fiquei pensando e acrescentaria mais algumas vantagens à lista da Crawford:

1- fazer compras online. Uma ótima opção é o Pão de Açúcar Delivery, onde você pode ordenar os produtos por preço, por marca e até mesmo importar o arquivo da sua lista de compras para que o site transforme as palavras em links para os produtos.

2- ouvir música enquanto cozinha. Na Mitsubishi FM, assim como nas principais rádios do país e do exterior, dá para escutar a programação ao vivo ou montar uma playlist. No Blip.fm, você pode procurar por uma música e ouví-la (sem ter que baixar o arquivo no seu computador), achar Djs que toquem seu estilo favorito ou até bancar você mesmo o DJ.

3- assistir a vídeos temáticos. No YouTube dá para achar milhões de dicas, receitas e curiosidades do mundo da gastronomia. É só digitar uma palavra-chave, selecionar bem (tem muita porcaria também) e assistir. No Vamos Cozinhar, dá pra ver o passo-a-passo de várias receitas, pela mãos de chefs brasileiros, com imagens bem de pertinho dos resultados, para você poder comparar com o que está fazendo. A revista Prazeres de Mesa também tem boas vídeo-receitas

E você, como tem aproveitado os recursos da internet na sua cozinha?