Do GG ao pp

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Um homem, uma lata, um plano

Preparar um prato saboroso não exige tempo nem técnicas de chef. Provamos isso com mais duas latas e quatro receitas

Por: Gustavo Simon
Publicado 04/11/2008

Uma lata é só uma lata. Mas com ela, você pode chegar a pratos espertos, descomplicados e muito saborosos - bem próximos da gastronomia. Tudo o que você procura na cozinha, afinal. Na edição de novembro da Men's Health, convocamos a nutricionista Fabiana Borrego, da consultoria ChefNutri, em São Paulo, para elaborar oito receitas que podem turbinar sua energia e sua saúde, com pouco esforço e dinheiro - vale até pedir ajuda para a empregada. E o ingrediente principal continua sendo apenas uma lata. Aqui no site, você confere mais quatro opções, com duas novas latas.

Mas as vantagens desses alimentos não param por aí. "Os enlatados mantêm as propriedades dos alimentos in natura, além de passar por processos que garantem sua segurança microbiológica", afirma a nutricionista Heloísa Guarita, consultora da Men's. Em outras palavras: você está com a faca e o queijo na mão. Agora é só pegar o abridor.

  • FUNDO DE ALCACHOFRA

Algumas marcas trazem grande quantidade de sódio, porque fazem a conserva em salmoura. "Escoa e despreze a água e, se possível, lave o produto em água corrente, para eliminar o excesso de sal na superfície", ensina a nutricionista Heloísa Guarita. Um ponto a favor é o baixo valor calórico: duas unidades têm só 14 calorias.

- Risoto de fundo de alcachofra
Refogue 1/ 2 cebola e 2 dentes de alho em 1 colher (sopa) de margarina. Acrescente o fundo de alcachofra e aqueça por 5 minutos. Numa panela, refogue outra 1/ 2 cebola em 2 colheres de margarina e coloque o arroz. Depois de 2 minutos, acrescente o vinho branco e reduza-o à metade. Na seqüência, junte aos poucos o caldo de legumes. Apague o fogo e acrescente a alcachofra, 1 maço de cebolinha picada e outras 3 colheres de margarina.

- Fritada de alcachofra
Faça um refogado, em 1 colher (sopa) de azeite, com 2 dentes de alho, 1/ 2 xícara (chá) de pimentão verde, 1 cebola e 3 tomates sem pele e sem sementes. Adicione o fundo de alcachofra e refogue por 5 minutos, colocando depois o leite de coco. Mexa os ovos, como faria para uma omelete e misture-os ao preparado. Frite e sirva com salada de folha.

  • TOMATE

Antes de fazer a compra, é sempre bom checar a tabela nutricional e atentar bem para a escolha. A variação de sódio na receita, nesse caso, pode ser enorme: a lata da marca Casino não leva o componente, enquanto que na marca Raiola a concentração de sódio chega a 192 miligramas.

- Macarrão de forno ao molho com mussarela e tomilho

Cozinhe o macarrão em água e sal, até ficar al dente. Numa panela, aqueça o tomate com ramos de tomilho até deixá-lo macio. Distribua o macarrão em uma forma alta, em camadas, intercalando com o molho e a mussarela ralada. Leve ao forno por 10 minutos, para o queijo derreter e sirva.

- Consommé de tomate

Bata num processador os tomates com o suco, até obter uma mistura homogênea. Numa panela, acrescente 1 cebola, 1 talo de salsão e 1 cenoura picadas e ferva por 10 minutos. Tire a panela do fogo e adicione aos poucos à mistura 5 claras batidas levemente. Ferva por outros 10 minutos e coe num filtro de café. Sirva em um prato fundo, com cubos de tomate fresco, mussarela, croûtons e manjericão.