Do GG ao pp

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

PIN-UP POWER

PIN-UP POWER


Betty_Boop-legO movimento pin-up power está com tudo. Quem não se lembra daquelas garotas curvilíneas, vestidas em trajes sumários, com maquiagem marcada e um olhar safado-angelical? Rita Hayworth, Jane Mansfield, Marilyn Monroe, Jessica Rabbit e a gracinha da Betty Boop, que é considerada por muitos a primeira pin-up do mundo, são fortes referências quando falamos no assunto.

by Pinup Couture

by Pinup Couture

A origem dessas garotas é do século 19 com a propagação das danças burlescas (striptease com ares teatrais) nos cabarés. Mas, elas ficaram populares e ganharam o nome pin-up durante a Segunda Guerra Mundial graças aos soldados que levavam em sua bagagem cartazes (fotos ou desenhos) com suas garotas prediletas e penduravam nas portas dos seus armários, o que originou o termo inglês “pin-up”.

O fato é que se passaram muitos anos e elas estão aí, mais presentes do que nunca. A nova geração de pin-ups é representada pela performista Dita Von Teese, pelas cantoras Katy Perry, Gwen Stefani e Christina Aguilera, e pela banda feminina Puppini Sisters.

Pensando nesse mercado, algumas empresas e estilistas desenvolveram produtos e serviços destinados para esse público. A PinupGirlClothing.com, por exemplo, é uma loja virtual, com sede em Los Angeles, onde você pode comprar de biquínis a fantasias, pela marca ou estilo. Lá você vai encontrar as principais marcas do momento como a Pleaser Shoes e a Pinup Couture. Já no Brasil a estilista Thais Gusmão é o destaque na moda pin-up com suas coleções de lingerie Wonder Woman e Dreams, que podem ser encontradas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

by Thais Gusmão

by Thais Gusmão

by Pleased Shoes

by Pleased Shoes

by Thais Gusmão

by Thais Gusmão

by Pinup Couture

by Pinup Couture

Pin-up Power by Meninas no Salto.