Do GG ao pp

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Suco de beterraba aumenta o pique na hora do treino


Estudo ainda revela que bebida mantém a pressão arterial durante o treino


Não está dando conta do treino? A beterraba pode se tornar sua grande aliada. Um estudo recente diz que a hortaliça pode aumentar em até 16% o tempo de atividades físicas que o corpo pode suportar. Segundo os pesquisadores da Universidade de Exeter, no sudoeste da Inglaterra, esse aumento na disposição pode ser decorrente da transformação no organismo do nitrato contido na beterraba para óxido nítrico, diminuindo assim a quantidade de oxigênio que o corpo consome durante o treino. O estudo analisou 8 homens com idade entre 19 e 38 anos. Durante seis dias, eles consumiram 500 ml de suco de beterraba diariamente. Após esse período, foram submetidos a uma série de testes físicos, como ciclismo em uma bicicleta ergométrica. Após os resultados, ingeriram groselha negra pelo mesmo período de tempo e também se submeteram aos mesmos testes. Depois de beber o suco de beterraba, o tempo de esforço físico dos participantes subiu em 92 segundos.

Além do esforço físico
Algo que também chamou a atenção dos pesquisadores foi o fato de que, após o consumo do suco de beterraba, a pressão arterial se manteve nos participantes durante os exercícios. ?O exercício físico regular reduz a pressão arterial, além de contribuir para a diminuição do peso corporal e de ter ação coadjuvante no tratamento das dislipidemias, da resistência à insulina, do abandono do tabagismo e do controle do estresse?, explica a neuropsiquiatra e psicoterapeuta Evelyn Vinocur.

Gostou desta matéria?
Aproveite e receba o nosso conteúdo em seu email. São dicas, matérias, testes, receitas, guias e muito mais!
Clique aqui para receber o nosso conteúdo.

Veja mais sobre o assunto///



Emagrecimento saudável deve ser monitorado

O número de obesos com alergias alimentares atinge proporções alarmantes


Os estudos recentes mais avançados na área de nutrição humana demonstram que um paciente equilibrado nutricionalmente tem muito menos chance de desenvolver doenças, e que suplementar vitaminas e minerais se torna imprescindível em alguns casos e situações, principalmente diante de um quadro alimentar desbalanceado, e que essas vitaminas e minerais ao serem prescritos por médicos após avaliação criteriosa, em dosagens corretas e de acordo com as carências nutricionais individuais conseguem de maneira totalmente eficaz mantê-lo no peso e em estado ótimo de saúde.

Desconfie dos tratamentos e das medicações milagrosas

Hoje é possível alcançar um bom equilíbrio clínico e boa performance física e mental através de uma dieta nutricional bem elaborada, rica em substâncias como as vitaminas, anti-oxidantes, os oligoelementos , os minerais e os micro e macro nutrientes que participam e controlam ativamente todas as reações químicas e que são imprescindíveis para nos mantermos vivos e saudáveis.

Aliando o conhecimento da medicina "curativa" e da medicina dita "preventiva" utilizando os recursos terapêuticos que mantêm as pessoas saudáveis e joviais por mais tempo, reduzimos assim, os riscos e as incidências das chamadas doenças "inevitáveis" da velhice, e poderemos, num futuro muito próximo, estender de forma significativa a qualidade da vida humana, ao mesmo tempo em que simplesmente eliminaremos ou reduziremos a incidência de doenças.

Emagrecer, manter-se jovem, diminuir a ansiedade e controlar seu estresse só se faz com um trabalho clínico sério, pois primeiro é preciso descartar doenças ligadas a falta de energia e a compulsão alimentar entre outros. Também se faz com uma atividade física complementar e alimentação balanceada (aliás, é incrível o número de pessoas que ao fazer um programa de alimentação balanceada bem feito se surpreendem com a quantidade de comida. É preciso lembrar sempre que para emagrecer não é necessário se desnutrir)por isso desconfie dos tratamentos e das medicações milagrosas, elas só fazem você perder saúde e de bônus o indesejável efeito sanfona.

Conteúdo por:

Dr Roberto Navarro
Especialidade: Nutrologia

Avaliação do especialista 33 votos
Veja o perfil

Conheça mais especialistas

Gostou desta matéria?
Aproveite e receba o nosso conteúdo em seu email. São dicas, matérias, testes, receitas, guias e muito mais!
Clique aqui para receber o nosso conteúdo.

Veja mais sobre o assunto///